Documentários

Fonte: Sheherazad Media International

Documentários


 "The Red Card" (Carte Ghermez)

Director: Mahnaz Afzali
Image: Mohammadreza Derakhshan, Khadijeh Jahed, Mahnaz Afzali
Editor: Bahman Kiarostami
Music: Selected from Iman Vaziri
Sound Designer and Mix: Keivan Jahanshahi
Assistant Director: Aida Pourshirazi, Sara Irani, Adham Lavasani
Producer: Hassan Pourshirazi
Video, Color, 74 min & 45 min & 58 min, 2006

"O Cartão Vermelho" é sobre um dos casos criminais mais complicados e controversos no sistema judiciário do Irã. Shahla Jahed, uma mulher de 34 anos de idade que estava loucamente apaixonada por um jogador de futebol muito famoso iraniano, teve um caso de amor com ele por muito tempo, agora é acusada de ter assassinato brutalmente a esposa de seu amante ... Mahnaz Afzalli, não só pode filmar as sessões no tribunal , como ela foi capaz de obter os momentos mais honestos de confissões que traz os tabus mais indizíveis da sociedade para a superfície.

Trailler


 "The Ladies” (Zananeh)

Director: Mahnaz Afzali
Photography: Mahnaz Afzali
Editor: Bahman Kiarostami
Music: Selected from "Simin Ghanem"
Producers: Hassan Pourshirazi, Mahnaz Afzali
Video, Color, 54 min, 2003

Um documentário sobre sete mulheres que vivem em diferentes idades, desde jovens a idosas, que tentam sobreviver. Em um breve olhar sobre a sua vida diária eles compartilham conosco suas vidas, a miséria, a frustração, os esforços, ideias e sonhos.
Todas elas estão no banheiro das senhoras na região central da cidade.

Trailler


 "Nose, Iranian Style" (Damagh Be Sabke Irani)

Director: Mehrdad Oskouei
Research: Mehrdad Oskouei, Alireza Bahrami, Mandana Karimi
Image: Reza Teymouri
Editor: Maziar Miri, Babak Karimi
Sound: Farshid Faraji
Music: Ali Samadpour
Executive Producer: Vahid Entezam
Sound Designer and Mix: Hossein Mahdavi
Assistant Director: Reza Hosseinpour, Leila Khansari
Producer: Mehrdad Oskouei
Co-Producer & Distributor: Sheherazad Media International(SMI) Katayoon Shahabi
Color, Video, 1:1.66, 52 min, 2005

Este documentário é sobre plástica no nariz  no Irã que, estatisticamente, tem o posto mais alto. O filme pesquisa porque a geração jovem iraniana está tão interessada em mudar a aparência. O filme analisa e pesquisa a sociedade urbana e a juventude de hoje do Irã, especialmente nos campos social, psicológico, cultural e político.

Trailler


"SOMETHING LIKE ME" (Chizi Shabih-e Man)
Director: Mona Zahed
Image: Mona Zahed
Editor: Pirooz Kalantari
Sound: Hossein Mahdavi
Producers: Pirooz Kalantari, Mona Zahed
45min, Color, DVCAM,2002

Durante a guerra entre Irã e Iraque, Mona Zahed era apenas uma garota jovem que queria experimentar a atmosfera da guerra pessoalmente, mas todo mundo disse: "Você é jovem demais, e você é uma menina". Agora ela tem 26, e outra guerra surgiu, desta vez no Afeganistão. É uma oportunidade maravilhosa para ela chegar ao que ela uma vez desejava, e ela é certa para se encontrar onde as mulheres, mais uma vez, não são bem-vindas.


 "My Little Country" (Vatan-e Kochak-e Man)
Director and Writer: Abbass Mohammadi
Director of Image: Reza Jalali
Sound Recording: Yadolah Najafi
Editing: Masoumeh Shah Nazari
Music: Aphghan Traditional Music
Managing Assistant: Javad Vatani
Executive Producer: Maziar Bahari
Producer: Saeed Rashtian
Produced with the support of BBC World Service Trust
Color, Video, 16:9, 26 min, 2008, Iran & UK

Cerca de um milhão de refugiados afegãos vivem no Irã, onde a maioria de seus filhos não podem frequentar escolas normais por causa da falta de um cartão de identificação. "Meu pequeno país" conta a história de afegãos em escolas independentes, e a forma como eles tentam educar as crianças sem o apoio do governo para evitar que as crianças permaneçam analfabetos.

Trailler 

 The House is Black (Khaneh siah ast)

Director: Forugh Farrokhzad
Writer: Forugh Farrokhzad
Stars: Forugh Farrokhzad, Ebrahim Golestan and Hossein Mansouri
Iran, 20 min, 1963


The house is black é um aclamado documentário iraniano dirigido por Forough Farrokhzad.

O filme é um olhar para a vida e o sofrimento de uma colônia de leprosos e centra-se sobre a condição humana  e a beleza da criação.  Usa narração de Farrokhzad com citações do Antigo Testamento, o Corão e sua própria poesia. Foi o único filme que ela dirigiu antes de sua morte em 1967. Durante a filmagem, ela tornou-se ligada a uma criança, a quem ela mais tarde adotada.

Embora o filme atraiu pouca atenção fora do Irã, quando lançado, ele já foi reconhecido como um marco no cinema iraniano. Eric Henderson revisor descreveu o filme como: "The house is black abriu o caminho para Iranian New Wave"


Four Wives – One Man
Director: Nahid Persson
Produced by Setareh Persson & Nahid Persson
Sweden/Iran, 2007, 76 minutes

Um retrato íntimo de uma família poligâmica em uma vila rural iraniana. Persson revela os meandros das relações entre as quatro esposas, seus maridos e seus numerosos filhos. Às vezes bem-humorado e muitas vezes comovente, este filme segue a vida diária das esposas cuja situação os transformou em rivais e conspiradoras contra o seu marido abusivo.

Trailler

Prostitution Behind the Veil

Director: Nahid Persson
Writer: Nahid Persson
Iran | Denmark | Sweden | Finland - 50 mim, 2004


Um documentário que acompanha dois jovens educação dos filhos e apoiar hábitos de drogas através da prostituição em um país governado por fundamentalistas.

Nahid Persson segue as vidas de duas mulheres iranianas cujos infortúnios as uniram no mesmo edifício degradado. Seus maridos estão cumprindo longas penas de prisão, ambas foram deixadas para cuidar de seus filhos e ambas tiveram de recorrer à prostituição para sustentar seus vícios de heroína.


Divorce Iranian Style

Directors: Kim Longinotto, Ziba Mir-Hosseini
Writer: Ziba Mir-Hosseini

Iran | UK - 80 min, 1998.

Os diretores passaram várias semanas em um tribunal de divórcio iraniano. O filme fornece uma leitura sobre as circunstâncias da vida íntima das mulheres iranianas. Jamileh , cujo marido bate nela; Ziba, uma garota de 16 anos tentando se divorciar do marido de 38 anos de idade, e Maryam, que está lutando desesperadamente para ganhar a custódia de suas filhas.