Fotografia

Auto retrato Maryam Zandi

A primeira forma de captação de imagens que chegou ao Irã, até então Pérsia, foi a fotografia.
O começo da fotografia no Irã marca o império Qajar. Em 1844, o francês Jules Richard realizou as primeiras imagens de Teerã através do processo daguerreótipo, que é a captura de imagens sem um negativo.
Em 1860, o xá  Qajar Nasir al-din Shah criou a primeira escola de fotografia e incentivou muitos estrangeiros a abrir estúdios fotográficos em Teerã.
O armênio Antoin Sevruguin, filho de um diplomata em Teerã, ficou conhecido por retratar os grupos étnicos do país. Sevruguin retratou os membros da família real persa, bem como mendigos, os agricultores que trabalham campos, o exército, as autoridades religiosas,zoroastrianos, armênios, curdos, afegãos, uma infinidade de pessoas, de todos os tipos. Embora seu trabalho seja considerado estereotipado, é tido como fonte etnográfica.
A partir do século XIX, a Antropologia passou a incorporar imagens em sua pesquisa. O principal objetivo era aproximar realidades distantes, consideradas exóticas. As fotografias assumiram o mesmo status dos artefatos e passaram a fazer parte de coleções de museus. Muitas fotografias feitas no Irã, nesse período, tinham o intuito etnográfico e passaram a ser exibidas em museus europeus, como as imagens produzidas pelo italiano Luigi Montabone, durante uma missão científica no Irã em 1862.

Antoin Sevruguin
 
Antoin Sevruguin


Antoin Sevruguin

















Antoin Sevruguin




Um dos fotógrafos mais famosos do país foi Kaveh Gholestan. Fotojornalista e artista, filho do diretor Ebrahin Golestan. Kaveh morreu em 2003, após pisar em uma mina durante um trabalho para a BBC, no Iraque.
Atualmente, há no Irã uma grande quantidade de fotógrafos renomados, conhecidos internacionalmente, principalmente mulheres, que escolheram a imagem estática como forma de se expressar e debater os problemas da sociedade.
As principais fotógrafas da contemporaneidade são Maryam Zandi, Newsha Tavakolian, Shadi Ghadirian, Zohreh Soleimani e Isabelle Eshragi, que vivem atualmente em Teerã. Outra renomada artista multimídia é Shirin Neshat, que desde a década de 1990 reside nos Estados Unidos.



Fotógrafas: Link

Zohreh Soleimani

Newsha Tavakolian

Shadi Ghadirian

Maryam Zandi

Shirin Neshat



Fotógrafos:

Kaveh Gholestan