domingo, 27 de novembro de 2011

Fotógrafas iranianas

Zohreh Soleimani

Zohreh Soleimani é uma proeminente fotógrafa iraniana, que se dedica ao fotojornalismo e não só a temas pertinentes ao seu país. Ela é famosa por ser uma das primeiras mulheres a fotografar a guerra no Iraque e no Afeganistão.
Zohreh é formada em Artes da fotografia pela Tehran University e teve como orientador Kaveh Golestan, um dos maiores fotojornalistas do país. Ela é contratada da UNICEF e do UNHCR (The UN Refugee Agency) e trabalha como freelancer para Le figaro, Stern, L’humanite, Elle, Welt am Sonntag, Cicero, Jane Magazine, entre outras.

Zohreh Soleimani: Afghan Refugee Camp

Dias após o 11 de setembro, ela foi para o Afeganistão fotografar a vida dos refugiados.
Após a guerra contra o Iraque ser declarada, Zohreh pegou seu carro e dirigiu sozinha até a fronteira, sem motorista e sem tradutor, apenas com sua câmera e coragem e conseguiu entrar no país. Neste período, o Iraque estava vivendo um período de grande turbulência e as pessoas eram mortas e sequestradas, principalmente jornalistas. Mas esse ato, considerado por muitos amigos e companheiros de trabalho como insano, permitiu que sua carreira fosse conhecida internacionalmente.

Principais séries

Presidential Election in Iran (2009)
South America
Zoroastrians in Iran
Iraq
Iraq Curdistan
Herat, Afghanistan
Afghan Refugee Camp

Website

Zohreh Soleimani: Presidential Election in Iran



Newsha Tavakolian


Newsha Tavakolian começou com a fotografia aos dezesseis anos, trabalhando inicialmente para o jornal feminista Zan e, posteriormente, em nove jornais reformistas, todos banidos pelo governo. Aos vinte e um anos já trabalhava em diversas revistas e jornais internacionais, incluindo Colors, The New York Times, Le Monde, Le Figaro, National Geographic, entre outros. Seu principal foco é a mulher, mas também cobriu diversas guerras e conflitos. A particularidade de seu trabalho vem da escolha em realizar uma “fotografia documental”, com cunho social, onde ela realiza uma série de fotos que narram eventos

Newsha Tavakolian: Women in the axis of evil

significativos, como guerras, catástrofes e até comportamentos. Entre suas séries mais conhecidas estão: The thay I became a woman, que retrata as garotas que estão entrando na adolescência; Woman in the Axis of Evil, sobre o comportamento nos países considerados como pertencentes ao “Eixo do mal”, de acordo com o ex-presidente norte-americano George Bush (nesta série ela mostra como o comportamento das pessoas nos países considerados malignos são exatamente iguais aos comportamentos de outros seres ao redor do mundo); Motherhood, uma encomenda da revista Colors, onde ela retrata a maternidade das mulheres iranianas, focando, principalmente, em mulheres divorciadas; sua outra série The fear of kidnapping, se preocupa com as crianças em tratamento contra o câncer no hospital de Bagdá. Todos seus trabalhos têm um tom de denúncia.
Em depoimento, Newsha comenta sobre o que a levou a realizar esta série:
Quando o presidente Bush, o presidente dos Estados Unidos, chamou o Irã , a Coréia do Norte e o Iraque de “ Eixo do Mal”, foi muito engraçado para mim. E eu apenas imaginei como ele achou estas palavras para dizer isto destas pessoas. E eu decidi fazer alguma coisa. E alguns dias depois, eu decidi fazer um documentário, uma história com fotos sobre as mulheres nos países do “Eixo do Mal”. Mostrar como as mulheres se sentem nesses. Eu decidi que antes eu precisava mostrar que não há diferenças entre as pessoas. Talvez a face, talvez a cor, talvez a aparência seja diferente, mas os desejos, as esperanças, a vida, tudo são os mesmos (DOKHTARAN , 2004).

Principais séries

“Listen”
May your wish come true
The day I became a woman
Mother of Martyrs
Persepolis: Persian Pride
Maria
Haj
War Pilgrims
Iran
Iraq
Kosi – River of Sorrow
Blind iranian war vet lives a sighted life

Website

Newsha Tavkolian: Women in the axis of evil


Shadi Ghadirian



Shadi Ghadirian realiza uma fotografia considerada mais artística. Ela se preocupa em retratar a realidade de seu país através de metáforas. Algumas de suas séries são: Unfocused, que retrata as mulheres fora de foco; Like Every Day, que faz uma sátira da condição feminina de ter que cuidar da casa; Be colorful, série de mulheres fotografadas com chadores coloridos, através de vidros empoeirados.
Em entrevista, Shadi Ghadirian fala sobre essa série:
Minha série Like Every Day, é sobre as mulheres que usam chador colorido e elas não têm faces. No lugar de suas faces, nós vemos utensílios como escova, coador, colher, xícara... Eu fiz estas fotos exatamente três meses depois que eu casei, quando eu casei eu conheci um novo mundo que eu não conhecia. Eu me tornei uma mulher que tinha novas responsabilidades e tive que fazer muitas coisas novas, que eu nunca havia feito antes. Eu compreendi que estas responsabilidades envolvem todas as mulheres do mundo. Não apenas do Irã, mas também, no mundo todo (DOKHTARAN , 2004)
Uma característica marcante em seus trabalhos é que são realizados em estúdio, com iluminação artificial e envolvem uma produção com cenários, figurinos e objetos.
Alguns fotógrafos, incluindo Shadi, criaram o site Fanoos Photo, em inglês, para a divulgação de seu trabalho. Nele, estão hospedadas vários tipos de fotografia e é dividido por sessões: arte, esporte, natureza, arquitetura e documentário. O site é permitido pelo governo do país e contém o trabalho de dezenas de fotógrafos.

Principais séries:

White Squar
Nil,Nil
Ctrl+Alt+Del
West by East
Be Colorful
Like EveryDay
My Press Photo
Qajar
Unfocused

Website Fanoos Phtoto
Website Shadi


Shadi Ghadirian: Be Colorful (direita) e Like Every Day (esquerda)















Maryam Zandi




Maryam Zandi é conhecida por realizar diversas séries de retratos, publicadas em livro, na sua própria editora, em Teerã: Portraits (1), A Portfolio of Iranian Literati,1993; Portraits (2), A Portfolio of Iranian Artists, 1995; Portraits (3), A Portfolio of Iranian Film and Theatre Celebrities, 1997; Portraits (4), A Portfolio of Iranian Literati (Vol. 2), 2004.
Recentemente ela estava organizando um livro de fotografias tiradas durante a revolução iraniana, mas o governo proibiu a publicação do livro.

Maryam Zandi: por Kelen Pessuto

Segundo depoimentos de Zandi: "Estas fotos são documentos históricos que tirei durante os dias da revolução, e estou surpresa em ouvir [do ministério] que algumas das fotos são" incorretas "ou" imprecisas. (...) É desconcertante para mim, e bastante irônico, que eles chegaram a um ponto onde eles estão sufocando, suprimindo e censurando a sua própria revolução".


Abbas Kiarostami, por Maryam Zandi


Neste link encontram-se as fotos e comentários sobre as fotos da Revolução que foram, recentemente, censuradas.



Shirin Neshat


Shirin Neshat nasceu 1957, em Qazvin, Irã. Embora ela viva e trabalhe em Nova York, sua arte explora as questões de sua sociedade nativa, o Irã, especialmente a posição das mulheres. Ela usa as especificidades de sua cultura como fundo para criar obras que comunicam ideias universais de perda, o significado e a memória.
Suas fotografias mostram e dizem o que é proibido mostrar e dizer.

Ela é uma artista multimidia que usa também o vídeo em suas exposições.

Recentemente, ela lançou o filme Women without men link.

Em 1997, ela publicou o livro "Women of Allah"


Shirin Neshat: Woman of Allah


Alguns depoimentos foram retirados de Dokhtaran - Filhas da Pérsia, filme sobre as fotógrafas iranianas, realizado por mim em 2004 e que teve roteiro de Natali Zarth.




sábado, 26 de novembro de 2011

Lançamentos 2010 e 2011

Isto não é um filme (In film nist)

Diretor Mojtaba Mirtahmasb, Jafar Panahi
Roteiro Jafar Panahi
Montagem Jafar Panahi
Produtor Jafar Panahi
Produção Jafar Panahi Film Productions
Irã, 2010, 75 min, documentário.



O clima de censura está presente neste filme de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb.
Panahi, que apoiou o movimento, vem sendo julgado desde 2009. Sua última sentença resultou em 6 anos de prisão, 20 sem realizar nenhum filme e a proibição de deixar o país.
Durante seu julgamento, em um certo momento, Panahi permaneceu em prisão domiciliar. A visita do cineasta iraniano, radicado na Itália Mojtaba Mirtahmasb rendeu o "não" filme de Panahi.
Em Isto não é um filme, Panahi encena o filme que gostaria de ter feito. Em cima de um roteiro que o diretor havia escrito, ele passa a ser o ator-diretor deste filme.

Trailler





Cópia Fiel (Copie Conforme)

Direção: Abbas Kiarostami
Atores: Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière, Agathe Nathanson.
França / Irã / Itália, 106 min, 35mm, 2010.


James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

Lançado em DVD no Brasil

Acompanhe a crítica de Jean-Claude Bernardet Link (Dividida em 14 partes)

Trailler

Filmes sobre o Irã produzidos em outros países

Filmes:

The Green Wave

Written & Directed by Ali Samadi Ahadi
Starring Pegah Ferydoni, Navid Akhavan and many more
Director of Photography Peter Jeschke, Ali Samadi Ahadi
Art Director Ali Soozandeh
Drawings Ali Reza Darvish
Motion Directors Prof. Dr. Sina Mostafawy & Ali Soozandeh
Producers Jan Krueger & Oliver Stoltz
Germany, 80 minutes, HD, 2010.

Filme dirigido por Ali Samadi Ahdi sobre as manifestações que ocorreram no Irã em 2009, após as eleições presidenciais. Os iranianos acreditam que houve fraude que acabou por eleger Ahmadinejad pela segunda vez. Muitos foram às ruas declarar seu repudio e apoio à Mousavi, o outro candidato, considerado moderador. Muitas pessoas foram mortas pela guarda do presidente, jornalistas, cineastas e blogueiros, presos.
A onda de prisões se estende até os dias atuais e persegue os apoiadores do movimento.
Para realizar um filme sobre esses protestos, Samadi recorreu às imagens captadas por celulares e postadas na rede (orkut, facebook), por anônimos e criou um filme utilizando recurso de animação já que não se podia filmar pelos meios convencionais.
A censura é um mal presente no país desde seus primórdios. Em outra matéria falo sobre como as restrições são impostas no país e regula a produção de imagens. Link
The green wave foi exibido no Festival É Tudo Verdade, no Brasil, mas não há previsão de outras exibições até o momento.
O filme é uma produção alemã.

"Green is the color of hope. Green is the color of Islam. And green was the symbol of recognition among the supporters of presidential candidate Mir-Hossein Mousavi, who became the symbolic figure of the Green Revolution in Iran last year. The presidential elections on June 12th, 2009 were supposed to bring about a change, but contrary to all expectations the ultra-conservative populist Mahmoud Ahmadinejad was confirmed in office. As clear as was the result, as loud and justified were the accusations of vote-rigging".

Trailler



Site do filme




Frango com Ameixas (Poulet aux Prunes, 2011)

Direção: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Alemanha/Bélgica/França, 93 min, 2011.

Teerã, 1958. Nasser Ali Khan, o mais célebre dos violinistas, vê seu amado instrumento ser quebrado. Incapaz de achar outro para substituí-lo, a vida sem música lhe parece intolerável. Ele passa seus dias na cama e desliza cada vez mais em devaneios que vão da sua juventude ao futuro dos seus filhos. No decorrer das semanas que se seguem, e enquanto os pedaços dessa história se encaixam, seu doloroso segredo é revelado, assim como evolui sua decisão de abrir mão da vida pela música e pelo amor.

Trailler







Womem Without Men (Zanān bedun-e mardān)

Director: Shirin Neshat (Iran)
Collaborator: Shoja Azari
Screenplay by: Shirin Neshat & Shoja Azari
Starring: Pegah Ferydoni, Arita Shahrzad, Shabnam Tolouei, Orsi Tóth and Shahrnush Parsipur
Camera work by: Martin Gschlacht
Language: Farsi (Persian)
Produced by: IndiePix Films
Germany, Austria and France, 99 minutes, 2009.

Website: http://www.womenwithoutmenfilm.com

O filme foi realizado no Marrocos, pois a artista iraniana Shirin Neshat não pode voltar ao Irã.
Women without men é uma adaptação do romance de Shahrnush Parsipur. A história narra a vida de quatro mulheres iranianas durante o verão de 1953; um momento cataclísmico na história iraniana quando houve um golpe de Estado que derrubou o democraticamente eleito primeiro-ministro, Mohammad Mossadegh, e reinstalou a ditadura do Xá. Ao longo de vários dias quatro mulheres diferentes da sociedade iraniana estão reunidas no contexto de turbulência política e social.

O visual é tão impressionante como eles sempre foram no trabalho Neshat de vídeo. A câmera de Martin Gschlacht oferece imagens predominantemente em preto e branco, intercaladas com cores suaves. As imagens da floresta mágica como um refúgio seguro são altamente sugestivas.

Trailler




Persepolis

Directors: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Writers: Marjane Satrapi (comic), Vincent Paronnaud (scenario)
Stars: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve and Gena Rowlands
France / USA, 2007, 96 min.

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Trailler





XX

sábado, 12 de novembro de 2011

Filmes atuais

Ninguém sabe dos gatos persas

Esse filme trata de um tema delicado no Irã, o cenário da música underground produzida no país. Ghobadi não havia conseguido a permissão para a realização do filme, por tratar da própria censura, por mostrar o “submundo” da música, que sofre influências ocidentais e é proibida pelo governo. Ghobadi exibiu seu filme em diversos países, ganhou o prêmio Un Certain Regard em Cannes, em 2009, mas acabou sendo preso pelas autoridades iranianas. Quando enfim foi solto, deixou o país.
Neste vídeo abaixo, Ghobadi fala da importância em compartilhar este filme, uma vez que ele é proíbido de ser exibido em seu país.







Golshifteh Farahani



Filmografia:

2012 Syngue sabour (filming)

2012 Just Like a Woman (post-production)

2011 Frango com Ameixas (França)
Irâne

2011 Si tu meurs, je te tue
Siba

2011 There Be Dragons
Leila

2009 Darbareye Elly (Procurando Elly)
Sepideh

2008 Rede de Mentiras (EUA)
Aisha

2008 Shirin
Woman in audience

2008 Hamisheh paye yek zan dar mian ast
Mariam

2008 Divar
Setareh

2007 Cada Um com Seu Cinema

2007 Santoori
Hanieh

2006 Mim mesle madar
Sepideh

2006 Antes da Lua Cheia
Niwemang

2006 Be name pedar
Habibeh

2006 Mahiha ashegh mishavand
Touka

2006 Gis Borideh
Mariam

2005 Bab'Aziz
Nour

2004 Ashk-e sarma
Ronak

2003 Boutique
Eti

2003 Dois Anjos
Azar

2001 Zamaneh
Zamaneh

2000 Haft parde
The Angel

1998 Derakhte Golabi

Mohammad Reza Golzar



Filmografia:

2008 Majnoone leyli

2006 Atash bas
Golzar Yousefpour

2006 Shaam-e aroosi

2005 Gol-e yakh

2004 Coma

2003 Cheshman siah

2003 Boutique
Jahangir

2003 Zahr-e asal

2002 Shaam-e-akhar
Mani mo'taref

2001 Zamaneh

2000 Sam o Nargess

Página pessoal: Link

Bahran Radan



Filmografia:

2011 Yeki az ma do nafar

2011 The Maritime Silk Road

2010 Adamkosh

2009 Bi pooli
Iraj

2009 Tardid
Siavash Roozbehan

2009 Zadboom

2008 Canaan
Ali

2007 Chahar-angoshti

2007 Santoori
Ali Boloorchi

2006 Khoon bazi

2006 Taghato
Pedram

2005 Gilane
Ismaeel

2005 Rastegari dar 8:20

2005 Hokm
Sahand

2004 Gav khuni

2004 Sarbaz-haye jome (Friday Soldiers)
Asef

2004 Sham'i dar baad (Candle in the wind)

2002 Swansong (short)
Payman

2002 Atash

2001 Saghi

2000 Abi

2000 Avaz-e ghoo
Peyman Fadayi

Niki Karimi




Filmografia:


Como diretora:

2011 Sout-e payan

2006 Chand rooz ba'd...

2005 Yek shab

Como atriz:

2012 I'm her husband (Pós-produção)
Shahla

2011 Sout-e payan

2011 Jorm
Atefeh

2010 Women Are Angels

2009 Mohakeme dar khiaban
Nasim

2008 Shirin
Woman in audience

2008 3 zan (Três mulheres)
Minou

2007 Cada Um com Seu Cinema

2007 The Second Wife
Mahtab

2006 Chand rooz ba'd...
Shahrzad

2006 Parvandeh-ye Havana

2006 Shaam-e aroosi

2006 Che kasi Amir ra kosht?
Ziba Zibadoost

2006 Setare ast
Farzaneh Mashreghi

2005 Nok-e borj

2004 Bajkhor

2003 Vakonesh panjom
Fereshteh

2002 Divanei az ghafas parid
Yalda

2001 Nimeh-ye penhan
Fereshteh

2001 Hezaran zan mesle man
Sharzad

2000 Two Women (Duas mulheres)
Fereshteh

1999 Nasl-e sookhte

1998 Sib-e sorkh-e Hava

1997 Ravani
Maryam

1997 Takhti
Movie producer's wife

1996 Borj-E Minoo

1995 Booy-E Pirahan-E Yusef
Shirin

1995 Pari
Pari

1995 Saye be saye

1994 Radd-e-pay-e-gorg
Negin

1993 Sara
Sara

1990 Vasvaseh

1990 Aroos
Mahin Nazeri

Hedyie Tehrani



Filmografia:

2011 Farzand-e sobh
Khomeini's nanny

2008 Shirin
Woman in audience

2007 Cada Um com Seu Cinema

2006 Antes da Lua Cheia
Hesho (as Hedieh Tehrani)

2006 Chaharshanbe-soori
Mozhde Samiei

2005 Yek boos-e koochooloo
Mysterious Woman

2004/II Duel
Hanyeh

2004 Abadan

2003 Khanei ruye ab
Jaleh Tirandaz

2003 Donya
Donya Shadab

2003 Jayi baraye zendegi
Golchehreh

2002 Kaghaz-e bikhat
Roya Royaei

2001 Zamaneh
Zari

2000 Shokaran
Sima Riahi

2000 Abi
Mahtab

2000 Dastha-ye aloode

2000/I Party
Negar Aryani

1999 Chatri baray-eh do nafar
Yassaman Pakravan

1998 Gharibaneh
Behrokh Sabeti

1998 Ghermez
Hasti Mashreghi

1998 Siavash
Hedieh Tehrani

1996 Soltan

Parviz Parastui




Filmografia:

2012 Khers (pós-produção)
2011 Sizdah 59
2009 Ketabe ghanouin
2009 Bist
2007 Padashe sokoot
2006 Be name pedar
2006 Zir-e tigh (TV series)
2005 Beed-e majnoon
2005 Café Transit
2004/II Duel
2004 Marmoulak
2002 Divanei az ghafas parid
2001 Ab va Atash
2001 Moje mordeh
1999 Rooban-e ghermez
1999 Ajans-E Shisheh-I
1998 Marde avazi
1997 Imam Ali (TV series)
1997 Ravani
1996 Leily Ba Man Ast
1995 Adam barfi
1991 Mar
1987 Shekar
1983 Diar-e asheghan

Manijeh Hekmat



Biografia:

Filmografia:

2008 3 zan (Três mulheres)

2002 Zendan-e zanan (Prisão de mulheres)

Notícias:

Mania Akbari


Fonte 35º Mostra

Biografia:


Filmografia como diretora:

(2011) Um.Dois.Um

(2007) 10 + 4 (Dah be alaveh chahar) (documentary)

(2004) 20 Fingers

Filmografia como atriz:

(2007) 10 + 4 (Dah be alaveh chahar) (documentary)

(2004) 20 Fingers

(2002) Dez (Abbas Kiarostami)


Notícias:


Página Pessoal: LINK

Majid Majidi



Biografia:

Filmografia:

2008 Avaze gonjeshk-ha (The sound of Sparrows)
2005 Beed-e majnoon (The Wollow Tree)
2004 Pa berahneh ta Herat (documentary)
2003 Olympik tu urdugah (short)
2001 Baran
1999 A Cor do Paraíso
1997 Filhos do Paraíso
1996 Pedar (Pai)
1995 Khoda miad (short)
1993 Akhareen abadeh
1992 Baduk
1989 Yek rooz zendegi ba aseer (documentary short)
1988 Ruz-e emtehan
1984 Hoodaj
1981 Enfejar (short)

Notícias:

Marziyeh Meshkini




Biografia:

Filmografia:

2009 The Man Who Came with the Snow
2004 Sag-haye velgard (Stray Dogs)
2000 Roozi ke zan shodam (The day I became a woman)

Notícias:

Mohsen Makhmalbaf




Biografia:

Filmografia:

2009 The Man Who Came with the Snow
2007 Faryad moorcheha (Scream of the Ants)
2005 Sex o phalsapheh (Sexo e filosofia)
2005 The Chair (short)
2002 Alefbay-e afghan (documentary) (Alfabeto Afegão)
2001 A Caminho de Kandahar
2000 Tales of an Island (segment "Testing Democracy")
1999 Ghessé hayé kish (segment "Door, The")
1998 Sokout (O silêncio)
1998 Madresei keh baad bord (short)
1996 Um Instante de Inocência
1996 Gabbeh
1995 Salaam Cinema (documentary) (Salve o cinema)
1993 Honarpisheh (O ator)
1993 Images from the Ghajar Dynasty (short)
1992 Nassereddin Shah, Actor-e Cinema (Once upon a time, Cinema)
1991 Shabhaye Zayendeh-Rood
1990 Nobat e Asheghi (Tempo de amor)
1989 Dastforoush (The peddler)
1989 Arousi-ye Khouban
1987 Bicycleran (O ciclista)
1985 Baykot (Boicote)
1984 Do Cheshman Beesu
1984 Este'aze
1983 Tobeh Nosuh

Notícias:

Hana Makhmalbaf




Biografia

Filmografia:

Green Days (2009)
Buddah Colapsed of shame (2007)
Joy of madness (2003)

Notícias:

Samira Makhmalbaf



Biografia

Filmografia:

Apple (A maçã) 1998
The Blackboard (O quadro negro) 2000
11 September (Short Film) 2002
5 in the afternoon (Às cinco da tarde) 2003
Two-Legged Horse (Cavalo de duas patas) 2008

Notícias

Jafar Panahi




Biografia:

Filmografia:

YARALI BASHLAR. Irã: 1988, 16 mm (30 min.).
KISH. Irã: 1991, 35 mm (45 min.). Segmento de The stories of Kish.
DOUST. Irã: 1992, 16 mm (42 min.).
AKHARIN EMTEHAN. Irã: 1992, 16 mm (30 min.).
O BALÃO BRANCO. Irã: 1995, 35 mm (85 min.).
ARDEKOUL. Irã: 1997, 35 mm (29 min.).
O ESPELHO. Irã: 1997, 35 mm (95 min.).
O CÍRCULO. Irã: 2000, 35 mm (90 min.).
OURO CARMIM. Irã: 2003, 35 mm (95 min.).
FORA DO JOGO. Irã: 2006, 35 mm (93 min.).
UNTYING THE KNOT. Irã: 2007, DV (7 min.).
THE ACCORDION. Itália/Brasil/França/Suiça: 2010, DV (8 min.).
IN FILM NIST. Irã: 2010, DV (75 min.).

Notícias:

Bahman Ghobadi



Biografia:

Filmografia:

ZENDEGI DAR MEH. Irã: 1999, 16 mm (28 min.).
TEMPO DE EMBEBEDAR CAVALOS. Irã: 2000, 35 mm (80 min.).
EXÍLIO NO IRAQUE. Irã: 2002, 35 mm (108 min.).
WAR IS OVER? Irã: 2003, 16 mm (57 min.).
DAF. Irã: 2003, 16 mm (30 min.).
TARTARUGAS PODEM VOAR. Irã/França/Iraque: 2004, 35 mm (98 min.).
ANTES DA LUA CHEIA. Irã/França/Iraque/Áustria: 2006, 35 mm (107 min.).
NINGUÉM SABE DOS GATOS PERSAS. Irã: 2009, 35 mm (106 min.).

Notícias:

Abbas Kiarostami




Biografia:



Filmografia:


O PÃO E O BECO. Irã: 1970, 35 mm (11 min.).
O RECREIO. Irã: 1972, 35 mm (14 min.).
A EXPERIÊNCIA. Irã: 1973, 35 mm (53 min.).
O VIAJANTE. Irã: 1974, 35 mm (71 min.).
DUAS SOLUÇÕES PARA UM PROBLEMA. Irã: 1975, 35 mm (5 min.).
EU TAMBÉM CONSIGO. Irã: 1975, 35 mm (4 min.).
AS CORES. Irã: 1976, 35 mm (15 min.).
TRAJE DE CASAMENTO. Irã: 1976, 35 mm (55 min.).
TRIBUTO AOS PROFESSORES. Irã: 1977, 16 mm (24 min.).
O RELATÓRIO. Irã: 1977, 35 mm (105 min.).
O PALÁCIO DE JAHAN-NAMA. Irã: 1977, 35 mm (30 min.).
PINTANDO. Irã: 1977, 16 mm (17 min.).
SOLUÇÃO NÚMERO UM. Irã: 1978, 16 mm (11 min.).
CASO UM, CASO DOIS. Irã: 1979, 16 mm (53 min.).
DOR DE DENTE. Irã: 1980, 16 mm (25 min.).
COM OU SEM ORDEM. Irã: 1981, 35 mm (16 min.).
O CORO. Irã: 1982, 35 mm (16 min.).
O CONCIDADÃO. Irã: 1983, 16 mm (49 min.).
MEDO E DESCONFIANÇA. Irã: 1984, 35 mm (13 episódios de 45 min.).
OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO. Irã: 1985, 16 mm (79 min.).
ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO? Irã: 1987, 35 mm (83 min.).
HOMEWORK. Irã: 1989, 16 mm (86 min.).
CLOSE-UP. Irã: 1990, 35 mm (90 min.).
E A VIDA CONTINUA. Irã: 1992, 35 mm (91 min.).
ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS. Irã: 1994, 35 mm (103 min.).
JANTAR PARA UM. França, Dinamarca, Espanha, Suécia: 1995, 35 mm (1 min.). Segmento de Lumiére et compagnie.
O NASCIMENTO DA LUZ. Japão: 1997, beta (5 min.).
GOSTO DE CEREJA. Irã: 1997, 35 mm (99 min.).
O VENTO NOS LEVARÁ. Irã/França: 1999, 35 mm (118 min.).
ABC ÁFRICA. Irã/França: 1999, DV (84 min.).
DEZ. Irã/França: 1999, DV (91 min.).
CINCO. Irã/França: 2002-2003, DV (30 min.).
10 sobre Dez. Irã/França: 2004, DV (30 min.).
TICKETS. Itália: 2005, 35 mm (109 min.).
ROADS OF KIAROSTAMI. Irã: 2006, DV (32 min.).
ONDE ESTÁ MEU ROMEU?. França: 2007, 35 mm (3 min.). Segmento de Cada um com seu cinema.
SHIRIN. Irã: 2008, 35 mm, (92 min.).
CÓPIA FIEL. França/Itália/Bélgica: 2010, 35 mm (109 min.).


Notícias

Contatos com o cinema iraniano



Pesquiso o cinema iraniano desde o final da década de 1990, quando tive os primeiros contatos com filmes iranianos. Em 2004, fui para o Irã, onde permaneci por mais de três meses e tive a oportunidade de atuar como assistente na edição do making of de Tartarugas podem voar do diretor Bahman Ghobadi.
No mestrado do Instituto de Artes da Unicamp, realizei a dissertação O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte, onde meu foco foi a investigação das técnicas de direção empregadas pelos diretores nos seus trabalhos com os "não" atores. Analisei as relações do ator com o diretor, a câmera, o roteiro e seus companheiros de cena durante a filmagem.
Pretendo dar continuidade às pesquisas que envolvem essa cinematografia e divulgar uma parte dela através desse blog.